Tarifa branca: é vantagem para o consumidor?

No princípio deste ano, o governo federal liberou para os consumidores de baixa tensão a tarifa branca. É uma nova modalidade na cobrança da energia elétrica. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) liberou em seu site os benefícios dessa tarifa.

Mas ela é vantajosa pra você? Na prática,  o que muda? Vou pagar mais barato? Vou pagar mais caro? Ela teve uma boa taxa de adesão?

A tarifa branca é o reflexo do uso da rede de distribuição de energia elétrica, segundo o horário de consumo. Dessa maneira, quando o consumidor tem o foco do consumo de energia fora do horário de pico, ele pode reduzir os gastos com energia elétrica.

Tarifa branca: Diferença de valores

Em entrevista ao jornal O Globo, a especialista em Estudos Econômicos da Firjan, Tatiana Lauria, o consumidor que optar por aderir à tarifa vai poder ter uma redução de, aproximadamente, 19% na sua conta. Mas, por outro lado, caso ele consumir no horário de pico (entre 18h e 21h), sua tarifa vai, praticamente, dobrar de valor, podendo ter em média, um aumento de 87%. Ou seja, para ser benéfico aderir a tarifa branca, o consumidor deve quase não utilizar energia elétrica durante o período de pico. Se optar pela tarifa branca e utilizar energia durante o período, sua conta de luz poderá subir muito.

Esse tipo de tarifa pode ser muito benéfico para estabelecimentos que não funcionam no período noturno. Assim, a opção pela tarifa branca pode oferecer a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida. Se for ao contrário (consumo de energia for maior nos períodos de pico e intermediário), é mais vantajoso continuar na tarifa convencional.

Para considerar uma alteração para tarifa branca, o consumidor precisa saber que vai precisar deslocar o uso dos equipamentos que mais consomem energia para o período da manhã e início da tarde. Ou após às 22h30, no caso da Light. Por exemplo, isso inclui o uso de ar-condicionado, máquina de lavar roupas, chuveiro elétrico, secador de cabelos e ferro de passar, vilões da conta de luz.

Tarifa branca: Adesão

A mudança para a tarifa branca pode ser solicitada na agência virtual da Light (www.light.com.br), pelo 0800-282-0120 ou nas agências comerciais da empresa. Quando fizer a adesão, irá acontecer a troca do medidor, que será feita em até 30 dias da data de solicitação e sem custo para o cliente.

Tarifa branca: Cancelamento

A volta a tarifa convencional acontece em até 30 dias. Nestes casos, uma nova adesão à tarifa branca só poderá ser feita de novo em 180 dias.

Bandeiras tarifárias

Essa nova modalidade não apresenta relação com as bandeiras tarifárias (vermelha, amarela e verde), que são sempre repassadas ao consumidor final, segundo as condições de geração de energia elétrica do país.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *